Exercício: criar um texto a partir de frases de um personagem

A idéia para este exercício foi o seguinte: um personagem pode ser conhecido pelo que fala, e pelo modo como fala. Assim, cada escritor anotou dez frases características de um personagem (pessoa real), de modo que os outros participantes, sem saberem de quem se trata, criarem uma imagem para este personagem a partir de suas falas.

Meu texto surgiu a partir de algumas frases ditas por um persoagem citado por Rogério Guarapiran. Aproveitei o mote de que o autor também é músico (...de Chorinho...) e fui fazr de sua frase quase uma letra de samba...As frases em quetsão estão em negrito. Eis o texto:




CHORINHO
.

Madrugada gelada, está relampeando ou a batucada continua? Dois tambores, uma cuíca, um tiro, doze copos vazios no balcão. O samba da minha terra deixa a gente mole, pode? Nesta idade eu ainda tropeçando que nem bebê? Pra que tanto muro, pergunta o meu coração, e aqui vou escorando na parede. Deixa eu passar, que o meu bloco vai seguindo atrás, todo mundo me ajuda no compasso.

.

Lá pelas tantas chego em frente a minha casa. A mulher deixa a luz acesa pra me receber. Ou é a lua que me dá o ar da graça? Porque não chove pra gente beber? Héim, dona lua? O portão rangendo, deixo sempre aberto pras minhas filhas entrarem, todo dia, toda noite volto assim. Eu estou por aí, tangendo meu bandolim.

.

A casa está no silêncio, cadê pessoal? Hoje não tem janta, não tem cama, não tem móveis. Podiam ter punhado um recado na porta, cadê? Escrito: não posso mais esperar, meu corpo cansou do frio, adeus. A nega levou tudo, o que era dela, o que era meu! Deixou pra trás só o nosso retrato. Nega, volta logo, que você também me esqueceu...


Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindo, parece um samba do chico buarque.

Fiquei com vontade de fzer este exercício, vou tentar também.

Parabéns pela iniciativa do grupo.